Atendimento personalizado ao cliente: saiba o que é e suas vantagens!

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Com as mudanças ocorridas ao longo dos anos, houve alterações na forma de se relacionar com os clientes. As pessoas estão cada vez mais exigentes — não basta que a empresa apenas ofereça produtos ou serviços de qualidade, é necessário proporcionar ao consumidor uma experiência completa, do momento da venda até quando o cliente precisar entrar em contato com a organização, ou seja, o pós-venda.

É aí que entra o atendimento personalizado ao cliente. Com esse novo cenário que está diante de nós, é importante capacitar os colaboradores dentro das empresas, com foco naqueles que lidam com o público, pois a qualidade do atendimento será um diferencial para o seu negócio em meio a um mercado altamente competitivo.

Neste post, você descobrirá mais a respeito do atendimento personalizado ao cliente. Leia e fique por dentro!

O que é o atendimento personalizado ao cliente?

Todo cliente quer ser tratado de forma individualizada, levando em conta suas necessidades e desejos, ou seja, ele quer se sentir especial e importante para a empresa não só no momento da compra, mas também no atendimento pós-venda.

O atendimento personalizado ao cliente vai além de demonstrar respeito e educação a ele, significa, também, conhecer bem o consumidor e tratá-lo de um jeito diferenciado.

Para isso, é importante que a sua equipe e seus colaboradores sejam bem treinados para lidar com os clientes, oferecendo todo o serviço com a maior qualidade possível, haja vista que os consumidores vão divulgar a empresa, positiva ou negativamente, de acordo com a experiência que tiverem.

Uma forma de analisar se os objetivos da sua empresa em relação ao atendimento estão sendo alcançados é por meio dos indicadores de atendimento ao cliente, ou u KPIs, que são métricas, como tempo médio de espera (TME), taxa de abandono, nível de serviço, entre outros. Por meio dessas ferramentas, será possível avaliar o atendimento prestado pela sua equipe e fazer modificações para melhorar a interação com os clientes.

Qual a importância desse atendimento para as empresas?

O atendimento personalizado ao cliente é um diferencial para toda empresa e pode trazer diversos benefícios. Esse tipo de atendimento faz com que os clientes fiquem satisfeitos e, desse modo, indiquem a empresa para seus conhecidos. Nada melhor que a propaganda boca a boca, não é mesmo?

Bons produtos são oferecidos por diversas organizações mas muitas falham no atendimento ao cliente, fazendo que a percepção sobre a qualidade do produto seja afetada. Por isso, é importante sair do nível básico de atendimento e se diferenciar com a personalização, mesmo que requeira investimentos com capacitação das equipes e tecnologia, pois o retorno que será gerado vai ser compensador.

Portanto um atendimento personalizado ao cliente vai torná-los mais satisfeitos e fiéis e, consequentemente, irá ampliar a possibilidade de crescimento de sua empresa.

Quais as vantagens do atendimento personalizado ao cliente?

Fidelização

O ótimo atendimento dos seus colaboradores aos clientes vai deixá-los satisfeitos. Convictos de que a sua empresa tem aquilo de que eles necessitam e que eles são importantes para ela, não terão motivo para procurar os concorrentes.

Fidelizar os clientes e investir neles é mais lucrativo do que procurar novos clientes, por isso, é sempre vantajoso buscar o atendimento personalizado e colher essa vantagem. O serviço diferenciado faz com que o cliente se torne uma espécie de parceiro do negócio, divulgando seus produtos.

Credibilidade

Oferecer um serviço de excelência em sua totalidade dá credibilidade para o seu negócio. Os clientes vão ter confiança ao comprar, pois saberão que, para qualquer dúvida ou problema que tiverem, a sua empresa estará disponível e solucionará as questões sem aquela demora que há comumente, pois oferece um atendimento personalizado ao cliente, ou seja, adequado às suas necessidades.

Aumento dos lucros

Quando os clientes estão felizes com o serviço que você prestou a eles, optam por priorizar os seus produtos em detrimento dos demais, o que gera mais lucro para sua empresa, já que terá consumidores fixos e outros que chegarão pela indicação desses. O valor investido em atendimento personalizado ao cliente renderá muito lucro.

Maior relevância e valor de marca

O mercado é muito competitivo e sempre surgem produtos e serviços novos, por isso, ter uma relação estreita com o cliente é importante, dando destaque para o seu negócio.

Quando o cliente percebe o valor desse atendimento personalizado, além dele se sentir satisfeito com os serviços produtos adquiridos, ele indicará sua empresa para seu elo de relacionamento, ampliando o valor e a relevância da marca de sua empresa.

Oferta de produtos personalizados

O atendimento personalizado ao cliente possibilita conhecê-lo e saber os gostos dele. Dessa maneira, você pode oferecer ao consumidor produtos ou serviços com base no seu perfil. É muito mais provável que ele efetue uma compra se a propaganda direcionada envolver um produto de seu interesse.

Qual a importância de escolher a parceria certa?

Para investir em atendimento personalizado ao cliente, é importante contar com uma parceira que ofereça serviços de qualidade com a melhor relação custo x benefício. Nós, da Mundo Telecom, atendemos nossos clientes de forma personalizada e entregamos soluções completas de telefonia proporcionando a melhor experiência possível.

Com nossos serviços e soluções, seu call center contará com recursos e ferramentas para ajudá-lo a personalizar o atendimento ao cliente, tais como:

  • distribuição automática das ligações e chamadas (DAC);
  • gerenciamento da fila de espera;
  • visualização do status de cada PA;
  • visualização das ligações desistentes;
  • discagem automática para lista de clientes;
  • geração de vários tipos de relatórios (analíticos, campanhas, avançados);
  • criação de grupos de atendimento;
  • módulos: supervisor, gerenciador de atendimento e de atendente, discador e intercalação especial;
  • sistema de tarifação e bilhetagem;
  • recursos de CTI (Computer Telephone Integration);
  • integração de URA (Unidade de Resposta Audível);
  • plataformas de última geração de PABX IP com integração ao call center;
  • entroncamento SIP, permitindo maior escalabilidade;
  • planos próprios com tarifas customizadas, conforme o perfil de seu call center (ativo, receptivo, local, regional, nacional etc.);
  • consultoria tecnológica.

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